Jardins Verticais: As formas de se trazer verde aos ambientes são as mais diversas possíveis, elenca-se como mais uma delas os jardins verticais. Estes são muitas vezes uma adequação a falta de espaço ou mesmo mera conveniência estética.
A parede verde pode compor uma única espécie ou diversas. Embora a diversidade de espécies traga movimento e variação de cor, deve-se levar em conta também suas distintas necessidades hídricas que podem dificultar a manutenção. A irrigação pode ocorrer manualmente ou de maneira automatizada dependendo do número de vasos e altura final da parede.
Telhados verdes: Nestes torna-se possível a inserção de pomares, hortas, espécies nativas e ou exóticas adaptadas em locais antes ociosos, como é o caso de terraços, coberturas e lajes de edifícios e casas.
São inúmeros os benefícios que o telhado verde oferece, se destacando o conforto térmico, a diminuição da poluição, o aumento da umidade do ar, a criação de áreas de lazer, estar e ou contemplação, contribuindo com a manutenção da biodiversidade e no caso da inclusão de vegetação nativa, no resgate da flora original.
Não podemos em hipótese nenhuma desprezar as limitações técnicas que entendemos ser: drenagem, impermeabilização, irrigação, fixação da vegetação dado seu porte quando adulta, a relação vento/altura e o peso total do jardim quando adulto.