No que cabe a proposta de arborização: O desenvolvimento de alamedas através do plantio de árvores embeleza e valoriza o condomínio como um todo. São inúmeros os benefícios que estas podem trazer aos condomínios verticais e horizontais, entre eles se destacam o conforto térmico, melhor qualidade do ar, atuam como barreiras de som e vento, e ajudam na recomposição da avifauna.
O planejamento das calçadas é fundamental. Sua largura deverá permitir a acessibilidade e ainda viabilizar a execução de uma calçada verde. O projeto de arborização deverá ser eficiente levando em conta entre outros fatores, a rede elétrica existente e possíveis interferências subterrâneas de forma a não gerar futuros problemas para os condôminos.
No que cabe a manutenção: A flexibilidade na proposta de manutenção visa atender as expectativas do maior número possível de moradores. Pode-se também trabalhar de maneira sustentável através do desenvolvimento de composteiras, onde os restos vegetais provenientes da manutenção serão reaproveitados como adubo orgânico.